Biografia:
O núcleo do que mais tarde viria a ser o Lynyrd Skynyrd foi formado em meados de 1964, na cidade portuária de Jacksonville, sul da Flórida. Ronnie Van Zant e um vizinho, Robert Burns (Bob), que tinha uma bateria, se juntaram ao colega de escola Gary Rossington que por sua vez, sugeriu para a então banda em formação o baixista Larry Junstrom.
Faltava a banda de garotos um amplificador. Por ter o aparelho e também tocar guitarra, além de ser colega de escola dos outros integrantes, Allen Collins (Larkin Allen Collins Jr.), então no The Mods, juntou-se à banda iniciante.
Começaram a tocar influenciados por country, rock britânico (Rolling Stones, Yardbirds, Cream) e blues. Os barulhentos ensaios aconteciam na garagem da casa de Burns. "Nos plugávamos nossas guitarras no canal limpo, Ronnie colocava seu microfone no normal - eram os três em um amplificador - e Bob tocava bateria. Foi assim que começamos", disse Gary.
Neste período a banda mudou várias vezes de nome: o primeiro foi My Backyard, seguido por Noble Five, Wildcats, Sons of Satan, Conqueror Worm, Pretty Ones, e One Percent.
O nome Lynyrd Skynyrd surgiria um pouco mais tarde. Durante um show, Ronnie Van Zant anunciou a banda com o nome de Leonard Skinner - o famigerado instrutor de ginástica dos então estudantes Ronnie, Gary e Bob na Robert Lee High School em Jacksonville, que vivia dando suspensão aos garotos por causa dos seus longos cabelos, comportamento que se chocava contra as rígidas normas da escola.
“God & Guns” quebra uma pausa de seis anos desde “Vicious Circle” (2003). Entre os dois trabalhos, dois integrantes morreram: Billy Powell, tecladista e um dos fundadores da banda e o baixista de longa data Ean Evans. A formação atual conta com o vocalista Johnny Van Zant, os guitarristas Rickey Medlocke e Gary Rossington (membro-fundador) e o baterista Michael Cartellone.
A convicção sonora da banda como sempre impressiona. O tempo passa, os integrantes mudam, mas a sonoridade sempre circula entre o Rock clássico sulista (Southern Rock), o Blues, o Hard Rock e o Country - que neste álbum parece ter tomado a dianteira.
Continua a impressionar também a competência dos músicos. Que som é esse?! É de arrepiar, uma aula para a garotada!
Destaques para a faixa passional de abertura “Still Unbroken”, “Southern Ways”, “Floyd” e para a faixa que intitula o álbum, “God & Guns”.
“God & Guns” é mais um ótimo álbum na discografia desta histórica e lendária banda que resiste ao tempo e às dificuldades com seu som incomparável.
DOWNLOAD LINK
Nenhum comentário:
Postar um comentário